Patê de Tofu

Hoje essa receita é uma homenagem especial a minha avó japonesa, que faceleu ontem com 102 anos, carregando consigo uma bela história de vida (clique aqui para ler).

O patê de tofu tem como ingredientes principais dois produtos à base de soja: o tofu e o missô. O tofu é também conhecido como queijo de soja. Já o missô é uma pasta salgada feita à base da soja fermentada. Esse site (http://www.nippobrasil.com.br/zz_historia/culinaria/275.shtml) detalha algumas de suas características, além de dar a receita do missoshiro, sopa japonesa (adoro!) que também utiliza os dois ingredientes. Também a colocarei aqui no blog qualquer dia desses.

Desde criança, minha mãe faz esse patê para eu comer com pães e chapatis (ver receita). Salgadinho e saboroso, é um excelente substituto da manteiga para se comer no café da manhã.

Alguns amigos meus juram que combina demais com cerveja. Eu nunca testei...

Encontre você também uma boa combinação!




INGREDIENTES:

- 1/2 tofu (queijo de soja)
- Missô (pasta de soja)
- Cebolinha a gosto
- Azeite Extra Virgem a gosto
- Gaze fina


MODO DE FAZER:

Cortar o tofu em fatias grandes de aproximadamente 10 cm.


Prensar as fatias, envolvidas por um pano limpo (de uso restrito à cozinha), entre duas tábuas de cortar legumes, levemente inclinadas. Por cima, colocar um peso de aproximadamente 1 kg. Deixar descansando por 1 hora. Esse processo serve para tirar o excesso de água do tofu.


Em um recipiente com tampa, colocar uma camada de aproximadamente 1 cm de missô.


Envolver o tofu com a gaze e colocá-lo sobre a camada de missô.


Em seguida, cobri-lo totalmente com outra camada da pasta de soja.


Tampar a vasilha e colocá-la na geladeira. Depois de uns 7 dias, o tofu já pode ser utilizado para fazer o patê.

Para fazer o patê, retirar o missô, abrir a gaze e tirar o tofu.



Pode-se fazer o patê de duas formas:

a) Amassar bem o tofu com um garfo e ir misturando com azeite; ou

b) Misturar o tofu e o azeite em um processador. Essa forma faz o patê ficar mais homogêneo.

Por fim, acrescentar cebolinha picada em rodelas finas e misturar bem.


Servir com pães!

Bom apetite!


DICAS:

a) O tofu e o missô podem ser encontrados em empórios de produtos japoneses.

b) O tofu pode ficar em conserva por até 3 meses. Porém, após fazer o patê, dura aproxidamente uma semana.

c) Quanto mais tempo ficar na conserva, mais salgado ficará o tofu. Se necessário, ao preparar o patê, misturá-lo com um pedaço de tofu fresco para balancear o sal. Nesse caso, com a adição do tofu fresco, o patê dura, no máximo, 1 dia.

d) O missô pode ser reaproveitado 1 vez em outra conserva de tofu.

Comentários

  1. Oi Maíra.
    Meu nome é Carla. E eu fiquei sabendo do Tampopo gourmet por sua mãe, quando ela foi ao seminário deste ano na escola Musso.E fiquei ansiosa para entrar no site. Assim que pude eu fui ver o Tampopo e desde então eu sempre dou uma olhadinha para ver as receitas novas.Encontrei várias receitas interessantes e já fiz duas: uma foi a sardella (que ficou muito saborosa!!!) e a outra foi a receita do patê de tofu, que meu companheiro adorouuu. Disse que foi o melhor patê que ele já comeu na vida.Eu gostaria de lhe agradecer por compartilhar essas receitas.
    Agradecida Carla.

    ResponderExcluir
  2. Olá! adorei esta receita e me senti inspiradíssima. Só tenho uma pergunta: a gaze pra cobrir o tofu é extremamente necessária? Se sim, onde comprar, lojas de produtos japoneses? Obrigada pelas receitas e parabéns pelo blog :)

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carla!

    Muito obrigada pela visita!!! Que bom que você gostou das receitas que testou!

    Se quiser, pode fazer outras e me mandar fotos que eu posto no facebook.

    Espero que possa fazer vários outros testes!

    Abraços,

    Maíra

    ResponderExcluir
  4. Olá, Janilda!

    Fico feliz que a receita te inspire... Aliás, é essa a graça de fazer o blog: inspirar outras pessoas a se aventurarem nessa alquimia de alimentos.

    Olha, a gaze facilita muito o processo na hora de retirar o tofu de dentro da conserva de missô, mas você pode tentar fazer sem.

    A gaze é facilmente encontrada em farmácias e costuma ser barata. É a mesma utilizada e curativos.

    Abraços,

    Maíra

    ResponderExcluir
  5. Maíra,
    Definitivamente o melhor patê de tofu que já provei! Deixei 7 dias na geladeira e ficou beeeeeem salgado, e o sabor é incrível :) Parabéns e obrigada por compartilhar esta receita, sua avó deve estar orgulhosa!

    ResponderExcluir
  6. Que bom que gostou, Janilda!!! =D

    Se quiser que fique menos salgado, corte a fatia do tofu com uma espessura maior antes de colocar no missô.

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Maira,
    Muito obrida pela receita do pate de tofu. Mal posso esperar para comprar os ingredientes e testar.Belo site otimas receitas.Parabens!!!

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigada!!! Espero que goste do resultado... =)

    ResponderExcluir
  9. Adoro esta conserva se tofu, não a fazia há anos
    Beijoss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas