Arroz com Brócolis

Estou super feliz com o retorno dos amigos com elogios, incentivos, críticas e sugestões.

A Pat já até fez o Tomatinho. Adorei saber!

Bom, mas vamos ao principal: a receita do dia.

Quem me conhece um pouco mais sabe da minha paixão pelo arroz. Faço questão de comer sempre, tanto no almoço quanto no jantar.

No dia-a-dia, eu costumo comer arroz integral, mas gosto de quase todos os tipos de arroz, desde que seja bem preparado. (Inclusive vou pedir para minha mãe postar a receita dela um dia. Não tem nada a ver com esse arroz integral duro e seco que se come em muitos restaurantes.)

Hoje vou dar uma receita super simples, mas eu adoro: arroz com brócolis. Afinal, essa foi a sugestão de acompanhamento para a receita anterior.


INGREDIENTES:

Arroz pronto;
Brócolis;
Alho;
Azeite extra virgem;
Sal.


MODO DE PREPARO:

Fazer o arroz branco temperado da maneira convencional e com o toque pessoal de cada um. Apesar de eu ser fã de um arroz empapado de vez em quando, no caso da receita, é melhor que o arroz fique soltinho.

Para preparar o brócolis, descartar a parte dura do talo e utilizar a parte macia, as folhas e a flor. Lavar bem.

Colocar água para ferver e adicionar uma pitada de sal. Jogar o brócolis na água fervente e deixar até que o verde fique realçado, um verde escuro bem bonito. Não deixe passar do ponto, senão vai ficar amarelado. Se desejar garantir a conservação da cor, retire-o da água quente e jogue-o na água fria, dando um choque térmico.

Confesso que eu já uso direto, sem passar na água fria.

Após esse processo, picar bem o brócolis - agora pré-cozido - em pedacinhos bem pequenos.

Ralar o alho.

Ligar a frigideira em fogo médio, colocar um bom fio de azeite e jogar o alho.

Em seguida, acrescentar o brócolis picado, misturando com o alho. Nesse momento, aumentar um pouco o fogo.


Acrescentar sal a gosto.

Por fim, adicionar o arroz, misturar bem e desligar.


Agora é só comer junto com os camarões, lula e legumes na chapa!

Bon appetit!


DICAS:

1) A técnica de dar o choque térmico no alimento que foi passado em água fervente é conhecida como branqueamento: http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL1224346-16022,00-CONHECA+O+PROCESSO+QUE+CONSERVA+ALIMENTOS+POR+ATE+SEIS+MESES.html.

2) Caso você goste muito de azeite, não exagere na quantidade na hora de refogar o brócolis. Coloque apenas o suficiente para o processo e acrescente mais antes de desligar a panela. Dessa forma, o azeite sofre menos aquecimento, conservando suas propriedades.

3) A quantidade de brócolis vai depender da quantidade de arroz e da coloração que se quer dar a ele. Quanto maior a quantidade de brócolis e quanto menor ele for picado, mais verdinho o arroz. Para quem preferir, seguindo essa dica, o arroz ficará muito mais verde do que o da foto.

4) Procure misturar apenas a quantidade aproximada de arroz que será consumida, pois o arroz branco que sobrar pode ser aproveitado em outra refeição.

Comentários

  1. HEHEH Maira esse ai está no ponto hein parece saboroso!!!

    ResponderExcluir
  2. eu gosto quando ele fica verdinho. me lembra o arroz do restaurante Francisco. E a salada de frutas?! nham,nham, nham...tu que me matar de fome é?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas